Jornais estadunidenses têm baixa de 9% na circuação

27/04/2010 18:21

Comparada ao mesmo período do ano passado, a circulação de jornais dos Estados Unidos caiu 9%

No período de seis meses encerrado em 31 de março, o Birô de Auditoria de Circulação informou que as vendas dominicais caíram 6,5% e as vendas nos dias úteis caíram 8,7% em comparação ao mesmo período de seis meses há um ano. Os números se basearam nos informes apresentados por centenas de jornais individuais. 

O declínio foi disseminado, com quase todos os grandes jornais e muitos dos menores perdendo circulação. Entre os 25 maiores jornais, “The San Francisco Chronicle” foi o que mais sofreu, perdendo 22,7% de suas vendas nos dias úteis. 

Entre os 25 maiores jornais em circulação, 10 tiveram declínios de circulação durante a semana de mais de 10%. Os números da circulação aos domingos foram um pouco melhores, mas longe de ser uma boa notícia, com cinco dos 25 maiores jornais apresentando declínios de dois dígitos. 

A circulação de jornais está em declínio há muitos anos, mas a queda acelerou em 2007 e ainda mais rapidamente em meio à recessão. Apesar da Internet ser amplamente citada pela queda, os baixos números de circulação resultaram em parte de uma decisão consciente dos editores de se concentrarem nos leitores mais leais e lucrativos, frequentemente aumentando os preços e limitando os descontos. Alguns editores também limitaram a área de cobertura de seus serviços de entrega.